domingo, 30 de maio de 2010

Made in Angola. Porque não?

Eu, aqui no blog me confesso: gostava de saber costurar. A sério que gostava. E fazer crochet e malha mas, na realidade, só aprendi a bordar e a fazer ponto aberto em toalhas de linho. E onde isso já lá vai! Tudo isto para dizer que, se soubesse costurar (e tivesse tempo), ensinava meia dúzia de angolanas e juntas criávamos uma empresa para fazer acessórios e quem sabe roupa, com tecidos africanos*. Nada demasiadamente africano, é certo, porque para isso já existem os costureiros locais. Ora, para quem acha a ideia interessante, eu diria que umas t-shirts lisas com uns apliques com tecidos africanos ficavam supimpas. Ou umas mantas em patchwork. E sacos para levar para a praia. E... tantas coisas mais. Eu tenho um saco lindo, lindo, que trouxe da Namíbia. E existe também um site (foto reirada do site), onde se podem comprar sacos feitos por artesãos do Rwanda. E claro, existe também a Vera que morou em Burkina Faso e que lá, já deu asas à imaginação nesta área (sim, que eu não sou assim tão idiota para me lembrar destas coisas sozinha), sempre junto das mulheres locais. Outra ideia, é fazer umas compotas e uns frasquinhos de gindungo catitas. Trouxe também duma viagem a São Tomé, uma compota deliciosa de papaia. Nota-se muito que eu já comprei tudo o que queria comprar, no que diz respeito ao artesanato** que se vende cá?
*Os tecidos africanos são, regra geral, fabricados na Holanda
**E quase nenhum é made in Angola

6 comentários:

F. disse...

Miguitas, made in angola mesmo, a estas alturas, acho que só o petróleo e o kwanza.
bjo

Anônimo disse...

Só o petróelo. O Kwanza é feito na europa. :(

X disse...

Fabrique as bolsas q vai fazer um sucesso tremendo em toda a parte. A Maison Lanvin certamente desfilará a coleção Cacimbo 2010 com toda pompa.
bjs

Menina de Angola disse...

Migas, vc não tem idéia o quanto eu já procurei gindungo em potinhos para levar pra casa.

E os sacos são excelene idéias.. pena que ninguém ponha isso em prática...

A minha maior frustração foi ver um daqueles panos africanos lindos escrito made in china.. kkkk não tem jeito de Angola só mesmo o vento e o sol...

bj

Migas disse...

Oh, e a Cuca? E a Blue? não são feitas cá? Ou vão-me dizer que afinal afinal vem em pózinho da Europa e aqui só juntam água? Báááááá... É a queda de um mito! :P

X., o menino não leu tudo! Aqui a menina não sabe costurar! E nem tem tempo! Por isso, este post é só uma constatação e uma ideia para quem quiser agarrar! :o) A única coisa para a qual estou disponível é para servir de cobaia e usar os protótipos! ah ah ah

Menina, eu levo o gindungo inteiro (xiuuuu, ninguém leu isto... é proibido fazê-lo) e lá faço para oferecer. Já cheguei a comprar uns frasquinhos catitas no IKEA e ofereço a quem acho que gosta de picante. É uma pena mesmo não haver uns frasquinho assim com um logtipo todo africano... pfff, ideias não faltam! :o)

Quanto aos panos, bolas, China??? Sempre ouvi falar que os panos Africanos (os de melhor qualidade) são feitos na Holanda... agora, China???

Menina de Angola disse...

Migas, eu tenho dois panos daqueles indo enormes, um está escrito made in china e o outro made in indonesia kkkk

De africano só tem as cores mesmo