domingo, 25 de outubro de 2009

Está cada vez mais difícil ser jornalista no mundo


Como a maioria deve saber, boa parte dos moradores desta Casa é jornalista. Ela foi fundada por um dos melhores que conheço e também é muito visitada por essa "malta" que vive de escrever, fotografar, reportar... Por isso, a notícia abaixo nos preocupa bwé: trabalhar com notícias está cada dia mais difícil, seja na civilizada Europa, na sofrida África ou nesse gigante adormecido chamado Brasil. Leia com cuidado os dados, divulgados pela organização Repórteres Sem Fronteiras. No caso do Brasil, a corrupção seria infinitamente maior se não tivéssemos uma imprensa tão vigilante. Cochilou, a gente divulga, é regra por aqui, como vocês podem perceber pelo blog. Mas, onde ainda se trabalha com uma mordaça na boca, nada vai melhorar por muitos longos anos, pode ter certeza.

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal desce no ranking dos países que mais respeitam a liberdade de imprensa. Em 2007 desceu 8 pontos, passando do 8o país do mundo onde mais se respeitava a liberdade nos meios de comunicação social para o 16o.

Este ano, segundo análise feita pelos Repórteres sem Fronteiras (RsF), Portugal desce do 16o para o 30o lugar, ficando a par com o Mali e Costa Rica.

No conjunto da Europa, não só Portugal desceu no ranking, mas também, conforme afirma o secretário-geral da RSF, Jean-François Julliard ,«França, Itália e Eslováquia têm vindo a cair sistematicamente de posição no ranking, ano após ano», alertando para que os jornalistas continuam a ser ameaçados fisicamente em países como Itália (49o lugar) e Espanha (44o).

«A Europa deveria dar o exemplo no que respeita às liberdades civis. Como se podem condenar violações de direitos humanos fora de portas, quando não se tem um comportamento irrepreensível em casa?», Julliard, sublinhando que a principal ameaça provém das «novas leis que têm vindo a ser adoptadas».

Relativamente aos países de língua oficial portuguesa referidos no estudo, Cabo Verde está na 44a posição, o Brasil ocupa a 71a, seguido de Timor-Leste, na 72a. Depois surge Moçambique na 82a posição e dez posições abaixo, a Guiné-Bissau.

Angola ocupa o 119o lugar.

Esta tabela faz parte do relatório divulgado anualmente pela organização, elaborado com base em questionários a centenas de jornalistas e especialistas dos meios de comunicação internacionais.

Este ano, o país que lidera o ranking de 175 países analisados é a Dinamarca, enquanto que Cuba, China, Irão, Birmânia, Coreia do Norte e Eritreia estão entre as últimas posições.

Nenhum comentário: