domingo, 5 de julho de 2009

Angola na FIA e CAN2010


Terminou hoje – domingo, 5 de Julho - a Feira internacional do artesanato - FIA2009.

A visita vale sempre pelo prazer da descoberta de peculiaridades na diversidade das manifestações culturais de diversas regiões do mundo que aqui se fazem representar. Cores, músicas, cheiros, sabores e diferentes falas deixam também no ar indícios de diferentes identidades.


De Angola, poucas noticias a registar. Uma amálgama de produções estilizadas reunidas num espaço sem interlocutor marcava a primazia do famoso pau preto na produção de estátuas e máscaras. Senti no ar a intenção primeira de procurar satisfazer a demanda pela estética exótica, esse mundo procurado por alguns turistas. É legítimo para os artesãos.




Já a África do Sul, num espaço vestido com trabalhos têxteis manufacturados lindíssimos, produções em cerâmica, madeira, arame e muita missanga colorida, deu-se a conhecer de uma forma simples mas interessante. A condizer com a decoração do espaço, havia a simpatia de mulheres sul africanas que atendiam todos os visitantes quase cantando preços em inglês. Num sotaque muito próprio daquela região africana.

À disposição de todos, foi colocado um pequeno Guia de Viagem, a pensar no Mundial de 2010.




Informações essenciais para quem quiser viajar para esta Nação Arco-íris, como foi chamada por Desmond Tutu, e oferta de um mini roteiro turístico sobre as cidades que vão receber os adeptos do futebol.

Nenhum comentário: