sexta-feira, 4 de abril de 2008

Dia da Paz - Parte 2: Independência e morte

Em 1974, com o fim do regime de Salazar em Portugal, a libertação das colônias foi anunciada. As autoridades portuguesas tentaram um acordo entre os três movimentos de Angola. Ficou decidido que haveria eleições livres, mas foi impossível. Ainda antes de os portugueses partirem, as três forças já estavam em guerra entre si.

O MPLA dominava a região de Luanda, Benguela e o Lobito. Para tentar evitar que esse movimento tomasse o poder, a FNLA – apoiada pelas tropas do Zaire - invadiu Angola pelo norte em julho de 1975. A África do Sul invadiu o sul do país com suas tropas para apoiar Savimbi em agosto e o MPLA recebeu reforços cubanos em outubro.

No dia 11 de novembro de 1975, Agostinho Neto declarou a independência e se auto-proclamou primeiro presidente de Angola. O MPLA chegava ao poder, mas a guerra continuava comendo solta.

Em 1976, a FNLA foi derrotado e Holden Roberto fugiu para o Zaire. A luta continuou contra Savimbi. A Unita e a África do Sul sofreriam sua grande derrota em 1988, na batalha do Cuito Cuanavale, onde o MPLA e os cubanos os expulsaram do país. A guerra perdeu força, mas não terminou.

Nenhum comentário: